2021

Está chegando o 3° Festirua! Em breve  grandes novidades.

Veja o histórico do festival:

Em 2018, entre os dias 20 e 27 de abril, o primeiro Festirua - Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua foi realizado através de um grande esforço da comunidade de Bombinhas e região, transformando a vontade de realizar um festival potencialmente formador de platéia e atrativo para o turista de baixa temporada em um evento de sucesso. O Festival atendeu expectadores do Brasil e de vários paises do cone sul, Argentina, Uruguai, Paraguai, regiões de grande fluxo turístico no litoral norte de SC (vem daí o "Títeres de rua" no nome do festival), lançou as bases de um modelo sustentável de atividade para os meses sem fluxo turístico, e introduziu pela primeira vez na região a figura do "turista cultural".

 

Foram 8 dias envolvendo 43 grupos/artistas de 7 países e 6 estados brasileiros, 28 atrações e 39 espetáculos, que atingiram 3500 pessoas de dois municipios.

 

O festival trouxe espetáculos de qualidade que normalmente circulam somente nos grandes centros, possibilitando o acesso à produção artística nacional e internacional; ocupou espaços alternativos, escolas, ruas e praças, democratizando o acesso e descentralizando o investimento cultural; promoveu capacitação nas diferentes técnicas do teatro de bonecos; estabeleceu espaços alternativos de apresentação como equipamentos culturais da cidade.

 

 

Além disso, houve espaço na programação do festival em 2018 para os artistas locais, em parceria com Fundações culturais locais, o projeto inseriu os programas culturais locais já existentes, como: Tarde do Beiju, Pirão Cultural,grupos de Boi de Mamão, entre outros.

O 2º Festirua – Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua foi realizado de 27 abril à 5 de maio de 2019, com uma programação de 10 apresentações teatrais de 5 companhias do Brasil e exterior, uma exposição de fotos sobre os 30 anos do teatro de lambe-lambe, uma palestra sobre a evolução do teatro de lambe-lambe nesses 30 anos de criação, uma roda de conversa sobre os desafios do teatro de rua contemporâneo, 4 workshops: “Criação de Texto para Teatro de Bonecos”,  “Iluminação para Teatro de Lambe-lambe”, “Sonorização para Teatro Lambe-Lambe”, e “Manipulação de Bonecos de Fio para Crianças”, e uma Mostra de Teatro de Lambe-lambe com 4 apresentações de 10 “mini” espetáculos. A programação foi toda gratuita, ocupando espaços alternativos, escolas, ruas e praças do centro e de todos os bairros da cidades de Bombinhas. Além disso tudo uma Mostra Itinerante levará algumas apresentações para as cidades vizinhas de Porto Belo, Itapema e Balneário Camboriú.

 

festirua bombinhas

PROGRAMAÇÃO LIVRE E GRATUITA

POR TODA BOMBINHAS

MAIS MOSTRA ITINERANTE PORTO BELO, ITAPEMA e BALNEÁRIO CAMBORIÚ

um mar de emoções

SOBRE

FESTIRUA BOMBINHAS É EXPERIÊNCIA EM CULTURA DE QUALIDADE E GRATUITA

NUM DOS LUGARES MAIS PARADISÍACOS

DO MUNDO. TEATRO, GASTRONOMIA, TURISMO CULTURAL, E AS MELHORES HOSPEDAGENS COM CONDIÇÕES SURPREENDENTES ESPERAM VOCÊ! 

EXPERIÊNCIA

LOCALIZAÇÃO

UMA VERDADEIRA IMERSÃO CULTURAL NA ARTE DO TEATRO DE RUA, VENHA SE ENCANTAR COM A MAGIA DE APRESENTAÇÕES QUE VÃO SURPREENDER VOCÊ E SUA FAMÍLIA!

BOMBINHAS - SC / BRASIL

festiruabombinhas@gmail.com

SIGA-NOS

  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • YouTube
 
 
Cartaz_2º_Festirua_atualizado.jpg

ASSINE

FIQUE

POR DENTRO

© 2019 por Festirua Bombinhas. Orgulhosamente criado com Wix.com

festirua

festival internacional de

teatro e títeres de rua

  • Ícone do Youtube Preto
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now